ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Nov/2022

BRF tem expectativa de queda de preços de grãos

A BRF prevê que os preços dos grãos entrarão em um movimento descendente no mercado internacional durante a transição do primeiro semestre de 2023 para o segundo semestre. Os modelos de projeções indicam expansão de safra no Hemisfério Sul, com a produção brasileira de milho e soja positivas e com Argentina expandindo em 10 milhões de toneladas sua produção de farelo de soja. Será uma oportunidade de ganho de competitividade. Por uma ocasião sazonal, o estoque de produtos acabados se expande pelas datas comemorativas e acaba interferindo no volume geral estocado. Nesta época do ano, também por causa da Copa do Mundo, a BRF formatou um estoque estratégico de produtos in natura. Isso adiciona uma pressão na comparação trimestre contra trimestre. No caso dos grãos, é normal que o estoque da BRF suba no 3º trimestre de 2022 com avanço nos estoques declinantes.

Para o restante de 2022, as vendas no mercado interno serão potencializadas pelas festas de fim de ano e Copa do Mundo. No mercado externo, problemas sanitários em importantes players, como União Europeia e Estados Unidos, também tendem a ajudar a comercialização dos produtos da companhia. Há chances de captar novos mercados. As recentes habilitações de plantas da BRF ajudarão o escoamento da carne suína e carne de frango e a estratégia será obter autorizações de novas plantas da empresa. Isso vai ajudar a fazer um balanceamento melhor entre mercado interno e externo. Com uma empresa equilibrada se consegue performar melhor. É preciso transformar a preferência pelas marcas da empresa por share de mercado. A BRF está preparada para captar oportunidades de mercado em meio ao cenário de restrição de oferta em players importantes, como Estados Unidos, União Europeia e Sudeste Asiático.

Há uma expectativa de redução de produção nesses locais. Observa-se uma boa demanda e a empresa trabalha intensamente para habilitar unidades de produção a novos mercados. Problemas sanitários estão prejudicando a produção desses mercados, com registro de gripe aviária e peste suína africana (PSA). O trabalho vai permitir futuramente ganhar outras opções e influência, de fato, na preservação das margens ou na expansão, um pouco mais adiante, em 2023. A companhia também tem grande oportunidade no 4º trimestre de 2022 para continuar avançando no mercado Halal, impulsionado pela Copa do Mundo que ocorrerá na região. Sobre o desempenho da companhia, a BRF prefere não quantificar valores da eficiência das plantas. Há diversos indicadores que precisam ser aperfeiçoados ao longo do tempo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.