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10/Nov/2022

Tecnologias para aumentar o lucro de pecuaristas

Atuando há três anos no mercado, a Bovexo é uma agritech que agrega conhecimento agronômico e zootécnico para a conversão dos dados coletados nas fazendas e ajudar na tomada de decisão dos pecuaristas. Diferentemente da agricultura, onde as plataformas agregadoras são mais difundidas, na pecuária a disseminação ainda é mais tímida. Mas, a empresa tem a capacidade de aumentar o lucro do pecuarista em até dez vezes. Na pecuária há muitos aspectos de difícil controle como o clima, por exemplo, e é preciso tomar decisões que possam trazer lucro, coisas que muitas vezes só o ser humano não faz porque toma decisões enviesadas e acaba deixando dinheiro na mesa. A empresa tem desenvolvido algoritmos para resolver pontos críticos na produção.

O que está sendo feito já na agricultura foi trazido para a pecuária, agregando conhecimento e gerando informações que levam os produtores a terem maiores margens. Uma pecuária mais lucrativa é automaticamente mais sustentável. O indicador de pegada de carbono é muito relevante, e a empresa faz a medição de quantos quilos de CO² são emitidos a menos por fazer esta ou aquela dieta, por exemplo. O desafio da pecuária é ainda maior do que o da agricultura. Muitas vezes os pecuaristas nem sabem a “dor” que eles têm, então a solução nem faz sentido para eles. Quando se fala de softwares, muitos acreditam que é tudo igual. É preciso fazer um trabalho de explicar que uma coisa é o software de administração, outra é o software de especialista. O desafio é quebrar a resistência de um produtor rural com perfil mais conservador.

Por isso, a tecnologia precisa sem simples e amigável. A adesão dos pecuaristas a plataformas ainda é muito pequena, menos de 2% dos criadores utilizam esses softwares. O caminho é longo, mas muito promissor. Recentemente a Bovexo foi surpreendida pela procura do sistema financeiro. Há o crescimento orgânico, mas o próprio ecossistema está contribuindo para a evolução gradual do desenvolvimento tecnológico. A empresa vem firmando alianças estratégicas com empresas de insumos que já perceberam que a própria tecnologia também é um insumo. Isso permite uma ampliação da oferta para o cliente, pois as empresas são grandes aliados estratégicos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.