21/Out/2022
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou um acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira para aumentar as exportações de produtos alimentícios aos países muçulmanos. O objetivo é promover a venda de alimentos de maior valor agregado, aprofundando os laços entre o Brasil e as nações islâmicas, que já compram os produtos agrícolas não processados produzidos no País.
O acordo prevê um investimento conjunto de cerca de R$ 15 milhões ao longo de 30 meses para diversificar as exportações. A iniciativa inclui subsídios para empresas brasileiras de alimentos interessadas em solicitar a chamada certificação Halal de seus produtos. Com a certificação Halal é possível atestar que um produto é adequado para consumo nas sociedades muçulmanas, cujos produtos são feitos a partir dos preceitos da lei islâmica.
O objetivo é permitir que 500 potenciais exportadores brasileiros de alimentos e bebidas participem do comércio global de alimentos Halal. Além de ampliar o comércio com os 22 países da Liga Árabe, a parceria deve impulsionar as exportações brasileiras para Malásia e Indonésia. O acordo visará, ainda, mais vendas de alimentos Halal para nações de minoria muçulmana como França, Alemanha e Reino Unido. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.