ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Out/2022

Boi: MPF firma pacto com frigoríficos no Amazonas

No Arco do Desmatamento, bois comem em pastos abertos no que já foi a Floresta Amazônica. Dentre os mais de 250 municípios que compõem essa região marcada por crimes ambientais, Boca do Acre, no sul do Amazonas, chama a atenção por concentrar tanto 10% das áreas abertas de forma irregular no Estado quanto por ter o segundo maior rebanho do Amazonas.

Esse retrato torna a recente assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Nosso Frigorífico, abatedouro que atua em Boca do Acre, particularmente emblemático. Na semana passada, a empresa comprometeu-se publicamente a não adquirir bovinos de fazendas que desmataram ilegalmente ou que façam parte da lista suja do trabalho escravo.

O Nosso Frigorífico foi o último dos dez maiores abatedouros do Estado a fechar um acordo com o MPF. Desde 2009, um grupo de trabalho do Ministério Público tenta coibir o desflorestamento na Amazônia Legal ao bloquear a comercialização de gado de fazendas irregulares. Ao todo, mais de 100 plantas de abate, de nove Estados, assumiram compromisso com a iniciativa, de gigantes como JBS, Marfrig e Minerva até pequenas empresas regionais. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.