20/Out/2022
O governo do Tocantins pretende vacinar 10,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) contra febre aftosa, em todo o Estado, ao longo do mês de novembro. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), está é a última etapa de vacinação. O Ministério da Agricultura anunciou a retirada da imunização em Tocantins a partir de 2023. Esta será a última campanha de vacinação e, para buscar o reconhecimento internacional de zona livre desta doença sem imunização, é preciso fazer o dever de casa e os produtores rurais têm compromisso com a defesa sanitária.
Segundo o Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, a única mudança que houve nesta última campanha foi a antecipação da vacinação para animais que vão para estações de montas, uma vez que foi alterada a estratégia da campanha em maio, quando foram vacinados os animais até 24 meses, e que não estavam em idade reprodutiva.
Para estes animais e aqueles que participarão de eventos pecuários, a vacinação já está autorizada desde o dia 2 de outubro. Representantes da Agência se reuniram na segunda-feira (17/10) com técnicos do Ministério da Agricultura, durante o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), quando foram discutidas as estratégias para esta última etapa de vacinação e a sequência ao Plano Nacional de retirada da vacina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.