ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Out/2022

EUA está enfrentando nova variante de gripe aviária

Nos Estados Unidos, os criadores estão lutando contra um subtipo da cepa H5N1 do vírus que sobreviveu durante o verão. Um grande número de galinhas e perus morreram no surto de gripe aviária deste ano no país, pois uma forma diferente do vírus infectou mais aves selvagens que transmitem a doença. Mais de 47 milhões de aves morreram devido a infecções e abates. Isso estimulou as proibições de exportação, reduziu a produção de ovos e aves e contribuiu para preços recordes dos alimentos básicos antes da temporada de férias nos Estados Unidos. O surto agrava a crise econômica para os consumidores que lutam contra a inflação crescente.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os criadores estão lutando contra um subtipo da cepa H5N1 do vírus que sobreviveu durante o verão, quando o aumento das temperaturas normalmente reduz a gripe aviária. O mesmo subtipo, conhecido como linhagem ganso/Guangdong, está se espalhando pelo continente europeu. A Europa já está sofrendo sua pior crise de gripe aviária, com quase 50 milhões de aves abatidas. As autoridades estão encontrando o subtipo em uma gama mais ampla de aves selvagens, como patos, do que no passado e parece viver nas aves por mais tempo.

Uma ameaça elevada de infecções pode persistir até o verão de 2023 à medida que as aves migram. Infelizmente, o que foi feito provavelmente não foi suficiente para proteção dessa alta carga de vírus na população de aves selvagens. Segundo o American Farm Bureau, os preços de varejo do peito de peru fresco e sem pele atingiram recorde no mês passado, com aumento de 112% em relação ao ano anterior e 14% acima do recorde anterior de 2015. De acordo com o USDA, a produção de carne de peru este ano deve cair 6% de 2021. Fonte: Época Negócios e Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.