ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Set/2022

Frango: perspectivas para mercado global em 2022

Segundo o Rabobank, apesar de desafios na cadeia avícola global, as perspectivas para a indústria continuam positivas no quarto trimestre de 2022 e no início de 2023. O clima econômico mais fraco, com pressão sobre o poder de compra dos consumidores, levará a um comportamento mais orientado ao preço, o que apoia o consumo de aves. O desempenho do mercado também dependerá da economia regional e da energia, que pode ser limitada em algumas regiões, principalmente na Europa. O sul e o sudeste da Ásia, Oriente Médio e a África tenderão a ter um desempenho melhor do que a Europa, o nordeste da Ásia e a América do Norte. Os riscos de restrições para conter o avanço da Covid-19 ainda são presentes em algumas regiões do mundo, como China.

Isso pode levar a uma paralisação durante a temporada de inverno do Hemisfério Norte, afetando indiretamente o comércio internacional. O Rabobank vê que os maiores desafios operacionais da cadeia estão nos altos preços dos alimentos, ainda em curso, e no aumento dos preços da energia na dependência da importação de outros países. Nesse contexto, estão também atrelados custos de distribuição, custos trabalhistas crescentes e preocupações contínuas com a gripe aviária. Os preços dos alimentos devem voltar ao patamar do primeiro trimestre de 2022 e prosseguir até o fim de 2022 e início de 2023, atualmente entre 10% e 15% abaixo do nível de pico de preços do segundo trimestre. A inflação dos custos de produção e os preços dos insumos elevados indicam que há espaço limitado para reduzir os preços da carne de frango.

Especialmente no caso da Europa, onde os custos com energia para o inverno estão chegando até 10 vezes acima dos níveis médios. Essa situação pode afetar a produção de aves e processamento. Há ainda os custos crescentes, preocupações com a disponibilidade de CO2 para atordoamento com gás e despesas elevadas com armazenamento e distribuição. A gripe aviária continua se espalhando globalmente, com casos no Hemisfério Norte, mesmo no verão, e no sudeste da Ásia e África. O risco contínuo de disseminação e o comércio mais difícil de produtos de criação leva a uma situação de oferta restrita em curso em muitas regiões produtoras. Oferta global apertada e a inflação de preços levaram a volumes comerciais recordes de 3,5 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2022.

No segundo semestre de 2022, esse volume deve ser ainda mais forte. Os países estão abrindo mercados para importações para conter a inflação de preços locais. Em meio a esta conjuntura, o mercado global se mantém altamente desafiador e será importante manter a produção equilibrada. O aumento da oferta na América do Norte, com preços mais baixos, sugere maiores riscos da perda de equilíbrio do mercado, entre oferta e demanda, em meio ao cenário de inflação de preços de custo. O foco da indústria avícola global deve ser a excelência nas operações. Ser eficiente em tempos de inflação, grande oferta desafios e interrupções fazem a diferença entre um desempenho bom e fraco. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.