ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Set/2022

Leite: preço ao produtor tem forte baixa no Paraná

Segundo o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR), o valor de referência do leite entregue em agosto a ser pago em setembro no Paraná caiu 17%. As cotações devem seguir em queda neste mês, considerando os dados das três primeiras semanas. Já era esperada uma redução no valor de referência, mas o tamanho da queda surpreendeu o setor.

Os custos de produção devem se manter elevados. O cenário de custos não tem perspectiva de baixa, já que a previsão climática é que possa haver chuvas abaixo da média com a La Niña, além das pragas ameaçando o sucesso das safras de milho e soja. Os meses de junho e julho refletiram a aceleração da inflação de lácteos no País, a disparidade na oferta e demanda e a conjuntura internacional do pós-pandemia.

Os resultados nesse período foram de altas históricas na oscilação do valor de referência do leite, o que respingou no preço pago pelo consumidor. Os clientes chegaram ao supermercado com preços altos e compraram menos lácteos, o que novamente provocou um desequilíbrio oferta e procura. Agora, os preços mais baixos devem persistir até que se chegue a um novo equilíbrio, o que ainda não está no radar de curto prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.