ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Set/2022

Lácteos: previsões para o mercado global em 2022

Segundo o Rabobank, o mercado global de lácteos registrou queda nos preços no terceiro trimestre deste ano, pressionado pela redução de 26% nas cotações dos produtos na Oceania, após o pico no 2º trimestre de 2022. Não está afastada a possibilidade de quedas nos próximos meses, especialmente em mercados mais dependentes da demanda chinesa. Há um crescimento na oferta de leite no 4º trimestre de 2022 em relação ao ano anterior, somado a fraca importação pela China e o racionamento de demanda mais amplo nos países em desenvolvimento. Os prêmios de preços regionais provavelmente serão uma característica nos próximos meses, particularmente na Europa, dada a atual retração do mercado. Fundamentos subjacentes do mercado global impedirão uma queda significativa nos preços das commodities.

Em contrapartida, o crescimento da oferta de leite continua abaixo do esperado, assim como os níveis de estoque na maioria das regiões de exportação. A demanda chinesa mais suave afrouxou o mercado, e é esperada uma desaceleração adicional na demanda de importação da China até o primeiro semestre de 2023. Do lado da oferta, o aumento na produção de leite da Nova Zelândia é esperado ao longo da primavera no país, mas os riscos de chuvas excessivas são grandes. O crescimento da oferta da União Europeia é ilusório, dadas as condições sazonais desfavoráveis e a escassez emergente de ração. O lento crescimento da União Europeia em 2023 manterá a resposta da oferta global sob controle. Quanto aos preços dos laticínios, estão subindo e, em alguns casos significativamente, em muitas categorias e regiões.

Questões sobre a demanda de laticínios são complexas e incertas, mas têm um tom mais suave. Isso significa que o risco de demanda é real. Os importadores estão em alerta máximo para risco de fornecimento e gerenciamento de estoque e cadeia de fornecimento. Os índices de preços ao consumidor estão subindo ante o enfraquecimento do crescimento econômico, a diminuição da confiança do consumidor e as amplas pressões sobre o custo de vida. O consumo de lácteos terá um nível de resiliência, com efeitos de volume variando de acordo com a economia. No entanto, a resposta do consumidor ao aumento dos preços ainda não ocorreu totalmente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.