ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Set/2022

Boi: poder de compra do recriador recua em agosto

Os preços médios mensais do boi gordo e do bezerro caíram de julho para agosto, mas as baixas registradas para a arroba foram mais intensas. Diante disso, houve piora neste mês frente ao anterior no poder de compra de pecuaristas do estado de São Paulo que fazem a recria-engorda com reposição de bovinos de Mato Grosso do Sul. Quando considerado o mesmo período do ano passado, verifica-se forte melhora no poder de compra do pecuarista de São Paulo, tendo em vista que, nesta comparação, os valores do bovino de reposição de Mato Grosso do Sul caíram com mais intensidade que os do boi gordo para abate. Assim, considerando-se as médias de agosto, o pecuarista recriador de São Paulo precisou de 8,57 arrobas de boi gordo para a compra de um bovino de reposição em Mato Grosso do Sul (Indicador ESALQ/BM&F, bezerro nelore, de 8 a 12 meses), contra 8,32 arrobas em julho/2022, ou seja, piora de 3%.

Trata-se, também, do momento mais desfavorável ao recriador desde janeiro, quando foram precisas 8,59 arrobas para compra de um bovino de reposição. Em agosto do ano passado, contudo, o recriador precisava de 9,05 arrobas de boi gordo para realizar a mesma aquisição, o que evidencia a melhora no poder de compra em 12 meses. Considerando-se a série de relação de troca do Cepea (iniciada em fevereiro de 2000), a média histórica é de 7,72 bovinos, o que mostra que, mesmo diante da melhora no poder de compra em um ano, a relação atual é bem elevada e exige atenção e planejamento de produtores. Tradicionalmente, verifica-se um cenário mais favorável no segundo semestre em termos de preços de boi gordo e recuo nos do bezerro.

No caso do boi gordo para abate, a sustentação pode vir do típico aquecimento nas vendas externas, enquanto para o bezerro a pressão pode vir do período de nascimento de bezerros. Vale lembrar que, embora a compra de bezerro e a venda de bois para abate aconteçam em momentos distintos, a relação de troca de arroba de boi gordo por bezerro é um importante indicador de mercado que é tradicionalmente acompanhado por pecuaristas, sobretudo o recriador, como instrumento para tomada de decisão de compra e venda de bovinos. Ainda considerando-se a série completa do Cepea, o momento mais favorável ao pecuarista recriador de São Paulo foi verificado em novembro de 2004, quando foram necessárias apenas 6,03 arrobas para a compra de um bovino de reposição.

O melhor momento foi observado mais recentemente, em outubro de 2021, quando foram precisas 10,27 arrobas para a compra de um bovino de reposição. Para esse cálculo foram consideradas todas as médias em termos reais (valores foram deflacionados pelo IGP-DI). Em agosto, o preço médio do boi gordo em São Paulo teve média de R$ 313,59 por arroba, sendo 3,34% inferior à média de julho/2022 e 9% abaixo da de agosto do ano passado, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI). Quanto ao bezerro, a média de agosto foi de R$ 2.686,97 por cabeça, leve baixa de 0,45% na comparação mensal, mas forte desvalorização de 14% na anual, também em termos reais. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.