ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Ago/2022

Suíno: cooperativas em expansão na Região Sul

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), apesar da retomada da China na produção de suínos e dos altos patamares dos preços globais do milho serem preocupações para o mercado brasileiro de suínos, as cooperativas do setor mantêm projetos de ampliação. Há cooperativas no Paraná que estão para inaugurar plantas grandes de abate suíno, porque enxergam que há um mercado mesmo com tudo o que estamos passando.

O Japão é um novo mercado potencial no foco dessas entidades. O Rio Grande do Sul e o Paraná estão buscando esses mercados agora que estão livres da febre aftosa sem vacinação. Além de expansões, as cooperativas estão abatendo carcaças mais leves em vez de reduzir o número de suínos abatidos, buscando cortes para diversificar mercados. Há também uma expectativa positiva para a produção de grãos no ano que vem, fato que dará um alívio para o setor, embora questões internacionais ainda preocupem.

Há dúvidas sobre como será a recuperação do estoque mundial, especialmente de milho. A demanda pelo grão brasileiro pela China vai impulsionar o preço interno do cereal e afetar o custo de produção das cadeias produtivas, especialmente aves e suínos. A carne de frango no mercado interno tem uma relevância muito grande. Os ovos também tiveram um aumento do consumo muito relevante. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.