ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Ago/2022

Carnes: setor absorve boa parte do milho brasileiro

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o milho é um produto estrategicamente importante para o setor da pecuária, de forma que o setor deve ser responsável por mais de 70% do consumo interno do grão para a temporada 2023 no País. Dos 77 milhões de toneladas que estão estimadas para consumo de milho no Brasil no ano que vem, mais de 50 milhões vão para o setor de proteína animal.

Produtores de proteína, principalmente de aves e suínos, vão enfrentar o desafio de gerenciar os custos de produção, diante de preços do grão em patamares ainda firmes no próximo ciclo. Neste cenário de custos elevados, a tendência é de uma menor margem de rentabilidade para o setor. Além dos preços do milho, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) acrescentou que o setor de suínos se preocupa com as mudanças na dinâmica mundial, especialmente a retomada da produção de suínos chinesa após os surtos de peste suína africana (PSA) no país asiático.

O Brasil conseguiu ampliar sua atuação no mercado suíno chinês, em 2019 e 2020, e a atual recuperação do país asiático influenciou no preço internacional e nas exportações do setor. Embora não fosse inesperada, a volta da China ao setor ocorreu em um momento em que houve um aumento do custo de produção puxado pelo preço do milho e da soja. Isso preocupou e afetou bastante, principalmente o produtor independente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.