ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Ago/2022

Lácteos: relatório aponta os Top 20 Global de 2022

O Global Dairy Top 20 anual do Rabobank revelou que o volume de negócios combinado das empresas Global Dairy Top 20 aumentou 9,3% em termos de dólares, após o declínio de 0,1% no ano anterior. Em euros, o volume de negócios combinado aumentou 5%. A atividade de fusões e aquisições das 20 principais empresas permaneceu relativamente estável em 2021, mas caiu no primeiro semestre de 2022. Lactalis e Nestlé mantiveram o primeiro e o segundo lugares, enquanto a Danone subiu e trocou de lugar com a Dairy Farmers of America pela terceira colocação. Yili completou os cinco primeiros lugares. Apoiada pela recuperação nos canais de foodservice após a pandemia inicial de Covid-19 e pelas fortes vendas contínuas do canal de varejo, a demanda por laticínios se firmou. Combinado com um crescimento da produção de leite abaixo do esperado nas principais regiões exportadoras e uma demanda de importação chinesa excepcionalmente forte, os preços dos produtos lácteos subiram para níveis elevados em 2021.

O ranking deste ano é caracterizado pelos motores e agitadores. Tanto o crescimento do faturamento quanto as atividades estratégicas foram mais expressivos do que nos últimos anos causando movimentação no ranking. O reposicionamento estratégico e as atividades de fusões e aquisições, por exemplo, resultaram na entrada da Froneri e na saída da Kraft Heinz do ranking. A segunda metade do quadro de líderes continua lotada com menor separação financeira entre as empresas. Em 2020, oito empresas na segunda metade do bloco estavam separadas por menos de US$ 1 bilhão. Este ano, quatro empresas estão dentro de US$ 0,15 bilhão em vendas. Enquanto isso, com inúmeros lançamentos de produtos alternativos aos lácteas, desde bebidas, iogurtes, sobremesas congeladas, queijos e produtos híbridos, tornaram-se mais comuns no portfólio de produtos das 20 maiores empresas, dificultando a extração de receitas puras de lácteos.

Como resultado, a designação de laticínios também está se tornando muito mais imprecisa. Os quatro gigantes cooperativos globais estão agrupados no sub-topo do ranking deste ano. Cada um está enfrentando algum grau de limitação para o crescimento orgânico em seu mercado doméstico. Em 2021, a DFA continuou sua integração dos ativos da Dean Foods, enquanto a Fonterra e a FrieslandCampina alienaram ativos não essenciais. Gradualmente, mais empresas de laticínios estão alinhando suas ambições climáticas com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Até o momento, 8 das 20 maiores empresas se comprometeram publicamente com metas do SBTi ou possuem metas consideradas alinhadas ao SBTi. O Rabobank espera que este número cresça no curto prazo, uma vez que a avaliação e o estabelecimento de metas ainda estão em andamento. Como tal, as empresas de laticínios estão trabalhando em suas metas climáticas e de sustentabilidade para 2030, mas também adicionando ambições líquidas zero para 2050.

A expectativa é de um ano forte em 2023 para o faturamento combinado do Global Dairy Top 20, já que os preços das commodities lácteas atingiram níveis recordes ou quase recordes em todo o mundo devido à guerra na Ucrânia e à escalada da inflação. No entanto, a demanda global por lácteos mais fraca no segundo semestre de 2022 é esperada devido à combinação de lockdowns relacionados à Covid-19, inflação que afeta o poder de compra dos consumidores e outros ventos econômicos contrários. Devido ao enfraquecimento das moedas locais, especialmente o euro em relação ao dólar, algumas empresas podem ter dificuldades para manter suas posições e ganhos no ranking deste ano. Os 10 primeiros colocados no ranking este ano são, nesta ordem: Lactalis, Nestlé, Danone, Dairy Farmers of America, Yili, Fonterra, Mengniu, FrieslandCampina, Arla Foods e Saputo. Fonte: Dairy Industries International e Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.