ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Ago/2022

Frango: novo caso de gripe aviária no Reino Unido

A gripe aviária de alta patogenicidade foi registrada em aves comerciais em uma granja de Norfolk, tornando-se o sexto caso de gripe aviária confirmado no Reino Unido até agora neste mês. O caso, do tipo H5N1, foi confirmado no dia 21 de agosto em uma granja comercial perto de Gayton, Norfolk. Uma Zona de Proteção de 3 Km e uma Zona de Vigilância de 10 Km foram acionadas em torno do foco, e todas as aves afetadas serão abatidas humanitariamente. É o sexto caso de gripe aviária registrado até agora em agosto, após a confirmação da doença em aves silvestres em cativeiro em um sítio em Cornwall em 19 de agosto.

A doença também foi encontrada em aves comerciais em 10 de agosto em uma fazenda perto de Tiverton, Devon. Apesar do aumento no número de casos, recentemente o governo levantou a Zona de Prevenção da Gripe Aviária (AIPZ) introduzida em novembro de 2021 para ajudar a deter a propagação da doença. Na terça-feira (16/08), o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) reduziu o risco de gripe aviária para “baixo” para todas as aves e, como resultado, os requisitos obrigatórios foram levantados.

Embora o nível de risco tenha diminuído, todos os criadores ainda devem adotar, permanentemente, medidas de biossegurança aprimoradas para evitar o risco de surtos futuros. Todos os eventos relativos a aves, inclusive feiras, shows e mercados, permanecem proibidos, devido ao risco representado por quaisquer infecções. Restrições adicionais obrigatórias se aplicam a zonas de controle de doenças em vigor em locais infectados onde a gripe aviária foi confirmada. Desde o início da crise, que começou em outubro de 2021, o Reino Unido já enfrentou mais de 130 casos da doença, o maior surto de todos os tempos. Fonte: FarmingUK. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.