ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Ago/2022

Perspectivas para as maiores empresas do setor

Segundo o Itaú BBA, spreads acima dos últimos trimestres para o setor avícola brasileiro, otimismo quanto às margens da carne bovina no País e os efeitos do câmbio devem continuar orientando o mercado de proteínas e suas principais companhias no Brasil. Incertezas em relação às margens da carne bovina dos Estados Unidos, porém, também tendem a pesar sobre as ações. Foi mantida a perspectiva positiva para JBS e Minerva e a visão neutra para BRF e Marfrig. Em relação à JBS, o banco diz manter uma postura otimista, baseada em um uma avaliação atrativa, embora afirme que o momento não seja o melhor. Enquanto os spreads domésticos de carne bovina e de aves dos Estados Unidos continuaram diminuindo na semana passada, a desaceleração pode já estar precificada na valorização atual da JBS.

É destaque que os recentes desenvolvimentos nos spreads de aves nos Estados Unidos podem afetar a tese de investimento da JBS no curto prazo. Para a Minerva, a expectativa de melhorias no ciclo pecuário brasileiro sustenta a perspectiva positiva. A recente desaceleração das exportações de carne bovina do Brasil parece ter sido parcialmente compensada pelo Real mais fraco ante o dólar. A lucratividade apresentou melhora na comparação anual e espera-se que continue a melhorar daqui para a frente. A melhora na oferta de gado brasileiro e a demanda chinesa por carne bovina devem favorecer a lucratividade da Minerva daqui para a frente. Quanto à BRF, o Itaú BBA mantém a postura neutra em relação às ações por enquanto, apesar da recuperação em forma de V nos resultados do segundo trimestre de 2022.

Os resultados de curto prazo da companhia devem continuar se beneficiando de sólidos spreads no mercado avícola do Brasil e da expansão sequencial da margem nas operações no mercado doméstico. Apesar dos potenciais ventos favoráveis de curto prazo para os resultados, a conversão de Ebitda para Fluxo de Caixa do Acionista (FCFE) da BRF continua a ficar defasada. Para a Marfrig, o Itaú BBA comenta que as crescentes incertezas em relação às margens da carne bovina dos Estados Unidos em 2023 também colocam a companhia em posição "neutra". A principal incerteza para os investidores relaciona-se com a possível redução na oferta de gado dos Estados Unidos a partir do quarto trimestre de 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.