ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Ago/2022

Frango: China reduz importação do Brasil em 2022

Por longo tempo liderando as importações da carne de frango brasileira, em 2022 e até julho, China e Arábia Saudita registram queda de, respectivamente, 12,17% e 21,26% no volume importado. A China permanece como a principal importadora. A Arábia Saudita recuou da 2ª posição para a 4ª posição. De janeiro a julho, apenas 3 dos 10 maiores importadores reduziram o volume adquirido. Além de China e Arábia Saudita, também a África do Sul, que suspendeu (até o final do ano) as tarifas antidumping que vinham sendo aplicadas ao frango brasileiro e ao de vários outros países.

A redução do volume importado pela Arábia Saudita vem sendo neutralizada e compensada pelo aumento dos Emirados Árabes Unidos, que é o segundo maior importador da carne de frango brasileira. Assim, enquanto as compras da Arábia Saudita recuaram 54 mil toneladas, as compras dos Emirados Árabes foram 101 mil toneladas maiores, fazendo com que o total destinado aos dois importadores seja 11% maior que o dos sete primeiros meses de 2021.

Embora a maior parte das exportações brasileiras esteja concentrada na Ásia (China, Japão, Filipinas e Singapura absorveram quase 29% do total exportado), o quadro dos 10 principais importadores é diversificado, contando com países de quatro continentes: Ásia, África (África do Sul), Europa (Países Baixos) e América do Norte (México). A América do Sul também poderia estar nessa relação. Mas, o principal importador do continente, o Chile, se encontra no momento na 13ª posição. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.