ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Ago/2022

Frango: África do Sul suspende tarifas sobre Brasil

Segundo a representação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pretória, a África do Sul suspendeu no início de agosto, por um período de 12 meses, as tarifas antidumping sobre a carne de frango com osso importada do Brasil, Dinamarca, Irlanda, Polônia e Espanha. A decisão levou em consideração a rápida alta dos preços de alimentos e o impacto que as tarifas teriam sobre o preço do frango. Em janeiro deste ano, o país impôs uma tarifa antidumping provisória de 265% sobre a carne de frango com osso brasileira, que ficou em vigor até junho.

Em 1º de agosto, a Comissão Sul-Africana de Administração de Comércio Internacional (Itac) determinou que os cinco países praticaram dumping em suas exportações de frango para a África do Sul, e que tarifas definitivas seriam aplicadas. Apesar disso, o Ministério de Comércio suspendeu a imposição das tarifas por 12 meses, destacando a rápida alta dos preços de alimentos nos mercados doméstico e global e seu impacto sobre a população mais carente.

As tarifas antidumping foram suspensas para o frango com osso desses cinco países, mas mantidas para o produto importado de Holanda, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Segundo o USDA, tendo em vista os surtos de Influenza Aviária que estão limitando as exportações da Europa, o Brasil é o único parceiro comercial da África do Sul que vai se beneficiar imediatamente da suspensão das tarifas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.