ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jul/2022

Boi: oportunidade para Brasil no mercado exterior

A pecuária brasileira está com uma presença cada vez maior nos mercados internacionais e entre os players mais exigentes. Há poucos anos, 15% da produção nacional era destinada ao mercado externo, mas só no primeiro semestre deste ano cerca de 30% da produção brasileira foi enviada ao exterior. Foi destacada a oportunidade que o agronegócio brasileiro tem com a produção de milho no sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), entre outras. Há agregação de valor. O grão é utilizado na produção leiteira, de aves, suínos e da pecuária de corte.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil está se tornando, cada vez mais, um fornecedor de confiança de carne bovina para o mundo. O País tem chances de avançar em outros mercados e mostrar qualidade dos seus produtos. Mas, a maior parte da produção bovina fica no Brasil. O País exporta 30% da produção, o restante fica para o mercado interno. Os países ainda precisam lidar com os efeitos econômicos da pandemia e, agora, com a guerra na Ucrânia. O mundo vê risco de insegurança alimentar e o Brasil tem oportunidade de ampliar sua inserção pecuária no mercado externo. Ações do governo federal estão sendo direcionadas para o pleno aproveitamento das oportunidades do mercado neste momento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.