ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2022

Boi: EUA tem elevado compras da América do Sul

Segundo a Minerva Global Foods, o setor de carne bovina, incluindo, tem uma demanda global crescente pela proteína, especialmente em função da renda da população de alguns mercados, mas também pela forte participação da Ásia e do Oriente Médio nas aquisições. Há outros mercados que têm se destacado, como é o caso dos Estados Unidos, que é um mercado premium, com alto poder aquisitivo e que tem olhado cada vez mais para a América do Sul.

Os motivos do interesse dos norte-americanos pela América do Sul são muito simples: eles estão buscando alternativas e a produção na América do Sul é muito barata. Esse produto chega nos Estados Unidos muito competitivo e é uma das maneiras que se tem para enfrentar a inflação de alimentos. Isso explica a forte demanda pela carne bovina brasileira por parte dos Estados Unidos ao longo dos últimos meses. Os Estados Unidos têm ganhado share nas exportações brasileiras de maneira bem relevante.

No caso da Minerva, isso é muito importante porque, proporcionalmente, é o player que tem a maior exposição ao mercado norte-americano no Brasil. A Minerva opera dez plantas no País e nove delas são habilitadas para exportar carne bovina aos Estados Unidos. A exportação tem sido um grande vetor de rentabilidade para a indústria pecuária. A Europa também foi um destaque para as operações brasileiras da companhia no segundo trimestre deste ano, em razão do verão no continente, que impulsionou a demanda pela proteína.

Os resultados da operação da Colômbia no mesmo período, assim como nos resultados anteriores, tiveram uma performance um pouco abaixo da média. "A Colômbia tem um pouco mais de dificuldade nesse cenário de guerra, está mais exposta à Rússia, mas em todas as demais regiões que a Minerva atua há uma performance de segundo trimestre melhor no consolidado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.