ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jul/2022

Frango: mercado mundial seguirá firme em 2022

Segundo o Rabobank, a demanda e o comércio global de aves continuarão firmes este ano. A indústria, no entanto, enfrentará desafios relacionados à alta histórica de inflação de custos e interrupções logísticas, que afetarão especialmente os países de baixa renda. Na maioria das regiões, a oferta é relativamente apertada e os preços são firmes. A guerra na Ucrânia levou a um aumento de 20% a 40% nos preços globais dos grãos, e a indústria avícola será desafiada a repassar todos esses custos mais altos aos consumidores.

Isso, provavelmente, será possível em mercados desenvolvidos com alto poder aquisitivo, onde a oferta é relativamente apertada, como Europa, Estados Unidos e Japão. Há, no entanto, preocupações crescentes nos países em desenvolvimento, por exemplo, alguns países da África, onde os gastos com alimentos podem representar um terço da renda familiar e onde o impacto do custo pode ser maior devido à dependência de importações. Esses custos em forte aumento, juntamente com o menor poder de compra devido ao crescimento mais fraco e à inflação de custos, podem desafiar o consumo local de alimentos e aves e, potencialmente, levar a situações de crise regional.

Espera-se que o comércio global permaneça forte em 2022, à medida que todos os governos implementam gradualmente estratégias de conviver com a Covid-19, elevando a demanda por serviços de alimentação. Brasil, China e Turquia estão bem posicionados para se beneficiar dessa situação e assumir parte das exportações da União Europeia e da Ucrânia afetada pela guerra. A Rússia será afetada por sanções, mas poderá se beneficiar seletivamente de sua posição muito competitiva. O comércio global será desafiado pela inflação contínua dos custos de transporte, bem como pelas interrupções na logística.

As indústrias avícolas globais precisam de um foco nítido nas operações para compensar custos mais altos e desafios de fornecimento: aquisição ideal, eficiência do produto e formulação de ração serão vitais. A gripe aviária (IA) continuará sendo um desafio importante, mas a pressão deve diminuir no verão do Hemisfério Norte. Sob uma perspectiva global, casos gripe aviária em regiões como a Europa vão dificultar o comércio de ovos para incubação, o que pode impactar o suprimento de países importadores, como ocorreu em 2020 e 2021. Fonte: Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.