ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jul/2022

Carnes: países árabes precisam da oferta do Brasil

Segundo o Cdial Halal, uma das maiores certificadoras Halal, os países consumidores de produtos Halal (alimentos que os muçulmanos podem consumir, segundo a Lei Islâmica) estão se movimentando para alterar normativas, para facilitar e garantir acesso a mais produtos brasileiros. A guerra entre Rússia e Ucrânia mudou muito a situação. Há uma movimentação muito forte, entre os governos árabes, para mudar regulamentos e facilitar, ou até aumentar, o número de plantas brasileiras habilitadas para exportar aos países árabes. Até alguns anos atrás, havia mais dificuldades nas relações governamentais para abertura de mercados, com algumas nações até desabilitando unidades produtivas brasileiras. Mas, agora, entretanto, o cenário é outro.

Isso tudo porque precisam contar com o Brasil e preparar o País para exportar mais em virtude da segurança alimentar. O Brasil se mostrou capaz de suprir a falta de produtos e abastecer os países árabes, mesmo com a guerra. "Há um crescimento da demanda por causa da saída de alguns fornecedores do mercado. Os países árabes têm de buscar no Brasil. Até pouco tempo, havia grandes concorrentes como a própria Ucrânia e Turquia, que abasteciam as regiões consumidoras de produtos Halal mas, por serem dependentes dos grãos originários das regiões em conflito, no Leste Europeu, estão com dificuldades de produzir e atender a demanda. Na Arábia Saudita, estão analisando questões, de suma importância para o Brasil, para aliviar e poder aprovar a abertura de mercados.

Com negociações em andamento, as tratativas não são para proibir determinado produto ou planta, pelo contrário, o objetivo é garantir a qualidade Halal nos produtos, mesmo com facilidades que devem ocorrer para o Brasil poder acessar mais mercados. Rússia, China e Japão são mercados instáveis para exportações brasileiras, enquanto os consumidores de produtos Halal, além de serrem um grande mercado, é estável. Para as empresas que decidirem entrar neste mercado, “o céu é o limite”. O mercado Halal é o melhor para o Brasil. A empresa que está com Halal está garantida. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.