ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2022

Leite: questão ambiental reduzirá produção na UE

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as restrições ambientais da União Europeia estão estagnando a produção de leite nos Estados-Membros do noroeste da Europa. Como resultado, o pico de produção de leite da UE-27 provavelmente foi alcançado em 2020 e a produção de leite está prevista em 144,6 milhões de toneladas para 2022, uma diminuição de 434.000 de toneladas em comparação com 2021 e 836.000 de toneladas abaixo de 2020. A produção de leite da União Europeia deve diminuir ainda mais em 2023 e depois, quando a nova Política Agrícola Comum (PAC) e as condicionalidades da Farm to Fork Strategy (F2F) exigirem que os produtores de leite ajustem seus sistemas de produção. A implementação das novas iniciativas CAP e F2F em 2023 dominará as preocupações dos setores de laticínios da União Europeia. O fortalecimento das políticas ambientais e de mitigação do clima apenas aprofundará essas preocupações.

Uma nova onda de produtores de leite deve deixar o setor, e os principais players já estão adaptando seus planos e estratégias corporativas, à medida que se ajustam a essas novas realidades políticas da União Europeia. Os suprimentos de leite disponíveis são redirecionados para seus interesses de mercado doméstico e de exportação mais lucrativos e estratégicos. O aumento na produção de leite não bovino continua forte, impulsionado pela apreciação dos consumidores por produtos lácteos derivados de cabra e ovelha. No entanto, o consumo de leite na União Europeia pode diminuir novamente em 2022, pois as pessoas bebem menos leite líquido no local de trabalho, após um aumento em 2020 e 2021, quando a Covid-19 manteve as pessoas em casa. Isso deve permitir que o leite adicional para o processamento de laticínios se recupere marginalmente após uma queda em 2021 devido à redução da produção de leite.

A produção de queijo é o uso preferido das fábricas de leite da UE-27, e espera-se que essa tendência continue à medida que várias novas fábricas de queijo surgiram nos últimos anos, principalmente para produzir muçarela industrial para a indústria de processamento de alimentos. Prevê-se que a produção para a UE-27 em 2022 aumente para 10,6 milhões de toneladas, à medida que o consumo continua aumentando ano após ano. Isso ocorre às custas da produção de manteiga, leite em pó desnatado e leite em pó integral por falta de produção adicional de leite, o que se traduz em diminuição das exportações e do consumo interno de manteiga, leite em pó desnatado e leite em pó integral, e aumento dos preços no mercado da União Europeia. Fonte: Dairy Industries International. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.