ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jun/2022

Nutrição Animal: crescimento de fusões e aquisições

Estudo realizado pela Redirection, empresa especializada em consultoria de M&A, mostra que nos últimos três anos foram realizadas pelo menos 14 operações de fusões e aquisições no setor de nutrição animal no Brasil, tanto do segmento do agro quanto de pets. O levantamento leva em conta apenas as operações mais relevantes e que foram divulgadas pelas empresas envolvidas. Somente em 2021 foram seis transações, três vezes mais do que o registrado em 2020. Do total de 85 milhões toneladas de ração produzida em 2021 no País, o maior volume foi para aves (42,6 milhões toneladas), seguido de suínos (19,7 milhões de toneladas) e de bovinos (12,2 milhões de toneladas).

Além disso, foram produzidas 4,12 milhões de toneladas de sal mineral e 1,45 milhão de toneladas de ração para a aquacultura. Toda a cadeia de produção de alimentos para animais tem se consolidado rapidamente no País, o que desperta o interesse também de fundos de investimento de private equity. Um exemplo é o Aqua Capital, um fundo que tem cerca de R$ 650 milhões de ativos sob sua gestão, com ampla atuação no setor de agronegócio e saúde e nutrição animal.

A tendência é que o setor continue aquecido nos próximos anos, abrindo novas oportunidades para fusões e aquisições. Entre os fatores que impulsionam o segmento estão a expectativa de aumento da população mundial e, consequentemente, da demanda por alimentos nas próximas décadas, o nível das exigências em relação a barreiras sanitárias, que tem se tornado mais rigoroso, e o papel do Brasil no contexto internacional de produção de proteína animal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.