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20/Jun/2022

Plant Based: novidades e inovações no mercado

Sucesso no mercado de alimentos à base de plantas (plant based), os hambúrgueres vegetais ganham versões em pó e em grãos. É essa a proposta de marcas como Custom Culinary, WVegan e My Fast Blend, que lançaram misturas secas para o preparo de “carnes” vegetais. Os produtos foram apresentados na 1ª Feira de Alimentos Plant Based do Brasil e na Naturaltech, eventos realizados na última semana, em São Paulo. A novidade atende a uma demanda crescente. Em uma pesquisa de 2020 do The Good Food Institute, 50% dos brasileiros disseram ter reduzido o consumo de carne animal. Em 2018, eram 29%. Já a Euromonitor aponta que o mercado brasileiro cresceu cerca de 70% entre 2015 e 2020, movimentando em torno de US$ 83 milhões no ano passado. Água gelada e óleo bastam para o preparo do hambúrguer de “carne” ou “frango” à base de ervilha da Custom Culinary.

Segundo a GL Foods, dona da marca norte-americana no Brasil, o resultado é um produto versátil, que pode ser moldado em formatos variados, como hambúrguer, almôndega, e oferece sabor e textura semelhantes aos produtos de origem animal. A empresa tem fábrica em Jundiaí (SP), onde produz misturas que, além de veganas, são livres de organismos geneticamente modificados. O produto e é vendido via e-commerce para todo o Brasil e em lojas de produtos naturais. Uma embalagem com 58 gramas, que rende duas porções de 100 gramas, é vendida a R$ 28,00. A versão da brasileira WVegan, de Indaiatuba (SP), é um hambúrguer à base de proteína de ervilha, que leva ainda condimentos, como cebola em flocos, farinha de arroz, alho moído, beterraba e extrato de cacau. Foram 11 meses na busca de fornecedores, matéria-prima e tecnologia diferenciada para deixar o produto bem granulado e misturado. Os hambúrgueres incrementam o portfólio do que a empresa chama de smart foods (comidas inteligentes), cujo preparo requer apenas água para se obter um alimento pronto.

Cada embalagem de hambúrguer rende duas porções e o custo varia de R$ 19,00 a R$ 22,00. É possível comprar via e-commerce da marca e em mercados do nicho em São Paulo. A My Fast Blend, com sede no Rio Grande do Sul, produz alimentos à base de grãos e sementes integrais. Nas formulações, às proteínas de ervilha e soja são adicionadas aveia, cevada, centeio, triticale, linhaça dourada, linhaça marrom, chia, amaranto e quinoa. A foodtech investiu cerca de R$ 5 milhões no desenvolvimento do produto, que usa tecnologia própria e não requer químicos ou aditivos. A empresa segue o conceito farm to table (da fazenda à mesa) e monitora toda a cadeia de produção e distribuição. Tanto o hambúrguer quanto a almôndega serão vendidos por cerca de R$ 21, 00 via e-commerce, a partir de agosto. A ideia não é imitar 100% o gosto de carne e, sim, um alimento saudável e clean label (rótulo limpo). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.