ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2022

Pesca: MAPA colhe sugestões para o Plano Safra

O setor de aquicultura e pesca, que passou a ser contemplado no Plano Safra do Ministério da Agricultura em 2019/2020, poderá apresentar sugestões à edição 2022/2023 até o dia 3 de julho. A consulta pública foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14/06). As medidas incluem linhas de financiamento de custeio, comercialização, industrialização e investimento para o setor. Para o Plano Safra 2022/2023, a ideia é ampliar o apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura e pesca no País. O ministro da Agricultura, Marcos Montes, afirmou que "será um Plano Safra verde e azul", ao se referir a linhas de crédito para a adoção de práticas sustentáveis na produção rural.

Nos últimos meses, uma equipe do Ministério da Agricultura visitou os principais polos de produção pesqueira do País para conhecer as necessidades do setor em relação a crédito. Quatro principais polos de produção do Brasil foram visitados para entender como funciona o setor e internalizar isso, junto com os agentes de crédito, para que eles pudessem também ter essa sensibilidade em compreender como funciona o setor e criar linhas de crédito ou adaptar as já existentes, estudando maneiras de ter garantias de forma que seja aderente à atividade.

O setor de aquicultura e pesca está crescendo bastante e precisa ser mais conhecido pelo sistema financeiro. Além da comitiva do ministério, participaram das reuniões representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e do Sicoob. O primeiro polo visitado foi Bragança, no Pará, no ano passado, depois polos de aquicultura, especialmente em tanques de rede na região da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes e na região de Santa Fé do Sul, em São Paulo. A terceira agenda foi em Santa Catarina, nos polos de malacocultura, algicultura e pesca industrial, em Itajaí. No início de junho, a equipe do Ministério esteve no Rio Grande do Norte, conversando com produtores de atum e de camarão em cativeiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.