ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jun/2022

Lácteos: previsão para produção mundial em 2022

Segundo o Rabobank, a produção mundial de leite deverá se recuperar nos próximos trimestres, após os produtores serem afetados por elevados custos de produção e problemas relacionados ao clima. A queda nos preços das commodities pode resultar em custos menores ao produtor, ajudando a recuperação do setor. Por outro lado, os rebanhos globais diminuíram e há dificuldades para a recomposição. No mercado global, a China está reduzindo as importações de lácteos, em razão do crescimento de 8% na oferta doméstica no primeiro trimestre de 2022. Em 2021, a China importou grandes volumes desses produtos.

No entanto, a demanda está sendo prejudicada pelas restrições impostas pelo governo para evitar o avanço da Covid-19. Em relação à demanda, pressões inflacionárias devem desencadear uma demanda menor em países ricos e pobres. Embora os consumidores dos países desenvolvidos sejam mais resistentes a preços mais altos, desta vez o efeito nos preços da energia e dos combustíveis é severo e está resultando em mudanças no comportamento do consumidor. Em março, por exemplo, o consumo doméstico de lácteos nos Estados Unidos caiu 1,3% em relação ao ano anterior. Alguns países, como o Reino Unido, já estão implementando medidas para proteger famílias de baixa renda com pagamentos únicos e descontos na conta de energia devido ao poder de compra reduzido.

Quanto aos preços do leite em pó, alcançaram o seu pico durante o primeiro semestre de 2022. Embora a produção esteja no meio de uma desaceleração significativa, que deve durar pelo menos quatro trimestres consecutivos (do terceiro trimestre de 2021 ao segundo trimestre de 2022), o enfraquecimento das expectativas de demanda está criando o cenário para algumas quedas moderadas nos preços das commodities lácteas durante o segundo semestre de 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.