ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jun/2022

Leite: estimativa para produção na China em 2022

De acordo com o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim, a produção de leite na China deve alcançar 39,65 milhões de toneladas em 2022. A estimativa representa aumento de 4,5% ante o ano passado, quando a produção somou 37,95 milhões de toneladas. A expectativa de crescimento se deve a um maior rebanho leiteiro e a um aumento da eficiência. A distribuição doméstica de leite em 2022 deve crescer 4,4%, para 40,95 milhões de toneladas, impulsionada pela demanda por produtos lácteos no varejo e pela demanda de setores de processamento de alimentos.

Esse crescimento, no entanto, deve ser mais lento do que em anos anteriores, por causa das restrições associadas aos surtos de Covid-19 e da situação econômica do país. A produção de leite em pó integral deve aumentar 10 mil toneladas em 2022, para 1,02 milhão de toneladas. No primeiro semestre deste ano, várias cidades na China tiveram lockdowns prolongados por causa de surtos de Covid-19, e isso afetou a distribuição e a demanda. Em Xangai, por exemplo, as entregas de leite e produtos lácteos diminuíram significativamente por causa das medidas restritivas. Para mitigar as perdas, alguns processadores de lácteos aumentaram a produção de leite em pó integral. Em 2022, as importações chinesas de queijo devem cair de 176 mil para 170 mil toneladas.

O consumo de queijo no país ocorre principalmente em hotéis, restaurantes e instituições, que foram afetados negativamente pelas medidas restritivas. A redução esperada das importações também reflete a alta dos custos logísticos internacionais. As importações de manteiga devem aumentar de 139 mil para 150 mil toneladas em 2022, com a demanda do setor de panificação. Esse setor foi menos afetado pelas restrições do que os restaurantes. Padarias continuaram operando e entregando produtos para consumo em casa, o que deve elevar a utilização e a importação de manteiga em 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.