ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jun/2022

Suíno: indústria oferece produto por canais digitais

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras adversidades à população mundial, mas também reforçou uma tendência: a comercialização de produtos e serviços por meios digitais. Práticas, rápidas e seguras, as vendas on-line vêm mudando os hábitos do consumo e quase tudo pode ser comprado com poucos cliques. Sintonizado com esse novo comportamento do consumidor, o RPF Group, quarto maior produtor de proteína suína do Paraná, que está no varejo sob a marca Rainha Alimentos, iniciou no final do ano passado a venda on-line, via aplicativos, de cortes congelados e produtos defumados. O desafio de vender carnes on-line era superar o hábito do consumidor em ‘ver o alimento’ antes de comprar. Esse obstáculo foi superado unindo a tecnologia dos aplicativos de vendas de alimentos à relevância criada pela marca, ou seja, a confiança dos consumidores.

Hoje, a tela do celular é o novo canal de compra: facilita a entrega, a escolha e, também, proporciona um preço especial para que o cliente adquira o produto. Para entrar nesse nicho de mercado, a indústria precisou fazer algumas adequações e se encaixar nas vendas de varejo. Entre as mudanças estão a disponibilidade de produtos por unidade, o controle diferenciado de estoques e o desenvolvimento de novos produtos, em quantidades fracionadas, como o bacon em cubos de 500 gramas e o bacon de pernil, em tabletes de 400 gramas. A receptividade do público à novidade de comprar carnes sem sair de casa tem sido bastante positiva. Os consumidores demonstraram satisfação quanto à qualidade do produto entregue, quanto à forma de apresentação (embalagem, sacola e até à questão de chegar ainda congelado, bem conservado).

Outro canal de vendas on-line usado pela empresa é o WhatsApp, que começou a operar em março deste ano. Por este canal, o consumidor tem contato direto com a loja virtual da RPF. No início da compra ele recebe um catálogo demonstrativo com os produtos disponíveis e seus respectivos preços. Nessa modalidade, a empresa também divulga promoções. Com o sucesso das vendas on-line diretas ao consumidor, nos próximos meses a empresa pretende expandir a comercialização digital para outros públicos, como o pequeno varejista, que muitas vezes tem dificuldade de atendimento e de acesso aos produtos da indústria. Fonte: RPF Group. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.