ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mai/2022

Lácteos: crescimento da oferta global ainda é lento

Segundo o Rabobank, os preços globais das commodities lácteas apresentaram um cenário misto em abril de 2022, já que uma demanda mais fraca começou a aparecer. Os retornos de exportação para os preços da manteiga e do queijo da Oceania permaneceram em níveis recordes ou próximos, mas os preços menores do leite em pó surgiram à medida que a resistência dos preços começou a aparecer. Os preços do leite em pó integral caíram em abril com o principal comprador, a China, impactado por lockdowns e produtos adicionais oferecidos na Global Dairy Platform.

Os preços do leite em pó desnatado superaram os do leite em pó integral em abril, apesar da queda dos preços no final daquele mês. O primeiro leilão de GDT de maio mostrou uma clara tendência de preço mais fraca emergindo, centrada em um quadro de demanda nebuloso em meio a reverberações da pandemia e da invasão da Ucrânia. A situação da oferta de leite nas regiões de exportação continua decepcionante, apoiando o argumento de que os preços ao produtor permaneçam elevados em comparação com a média de cinco anos.

A oferta de leite da Nova Zelândia em março foi menor em quase 2% no comparativo anual, transformando a sequência de crescimento mais fraco da oferta de leite em uma sequência de oito meses, como resultado dos desafios climáticos durante a maior parte da temporada. A produção de leite da União Europeia em fevereiro entrou em território positivo em 0,5% com relação ao ano anterior. Os grandes produtores de leite, Alemanha e França, continuam enfrentando ventos contrários com altos custos e pressão de margem. O Reino Unido viu a produção de leite cair 2,5% em março de 2022 com relação ao ano anterior.

As coletas de leite de março dos Estados Unidos caíram 0,5% com relação ao ano anterior, enquanto o rebanho leiteiro dos Estados Unidos aumentou 15.000 cabeças. Com os produtores estabelecendo os orçamentos da nova temporada, as previsões de preços de abertura para a temporada que começa em 1º de junho de 2022 são antecipadas. Os fundamentos de oferta fracos sustentam outro preço lucrativo do leite ao produtor. No entanto, a guerra está obscurecendo as previsões e, com mais risco do que o normal neste momento do ciclo, é provável que haja uma grande variedade nos intervalos de abertura. Fonte: Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.