ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2022

Boi: próximos anos serão de maior oferta no Brasil

Segundo a Minerva Foods, a oferta de gado no Brasil deve ser maior em 2022 e, pelo menos, nos próximos três anos. O ciclo do gado é bastante positivo, o que foi comprovado neste primeiro trimestre com as operações do Brasil. Nos últimos quatro anos houve um movimento acentuado na retenção de fêmeas no País, e, agora, os bezerros produzidos neste período estão chegando ao mercado como boi gordo, o que deve beneficiar o desempenho da companhia. As expectativas são de que a arroba em patamares competitivos, a apreciação do câmbio e a forte demanda chinesa impulsionem o desempenho da Minerva ao longo do ano.

Nos Estados Unidos, o primeiro trimestre foi de volume recorde de abate de fêmeas, o que tende a comprometer o ciclo de gado e a oferta de bezerros na região. Nos Estados Unidos o ciclo é mais rápido do que no Brasil. No entanto, pode haver uma redução na oferta de gado. O que vai acontecer com as margens da companhia em relação aos Estados Unidos ainda não dá para saber, mas com o cenário que se apresenta, a América do Sul, como um todo, poderá ser beneficiada. Apesar do cenário de custos e inflação elevados, o pior momento parece já ter passado. Dentre as despesas do período, o destaque ficou com o frete.

A pressão dos custos tende a diminuir ao longo do ano, já que o ciclo pecuário é positivo no Brasil. Observa-se uma mudança importante de ciclo pecuário acontecendo. A maior oferta de gado e a consequente redução nos preços da arroba do boi gordo no Brasil ajudam as margens da companhia, que tem como foco a comercialização de carne bovina in natura e derivados, além da exportação de gado vivo. De 80% a 85% do custo da empresa advém da compra do bovino, mas a perspectiva nos próximos três anos é de ciclo favorável, aumentando o volume de gado para abate. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.