ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2022

Boi: América do Sul tem vantagens competitivas

Segundo a Minerva Foods, o cenário de preços dos grãos no mercado internacional é de alta, reflexo do clima desfavorável em importantes players produtores e potencializado pela guerra na Ucrânia, que afeta não apenas o suprimento de grãos, especialmente milho e trigo, mas também o setor de biocombustível. Além disso, tem a pressão de custos com inflação, o que deixa um gap para o sistema de produção da América do Sul bastante positivo.

O Brasil nunca teve tantos mercados abertos para exportar carne bovina, assim como nunca teve uma competitividade tão elevada em relação à produção de grãos. Com preços dos grãos elevados, há uma forte pressão nas proteínas concorrentes, como carne de frango e suína, e no modelo de produção de gado no Hemisfério Norte, que é baseado em confinamento. Isso dá uma vantagem bastante importante para a América do Sul, que produz a pasto.

A estratégia da Minerva em ter uma diversificação geográfica na América do Sul, através da sua subsidiária Athena Foods, traz um cenário positivo para a companhia no acumulado de 2022. Soma-se a isso a capacidade de extrair valor da volatilidade que acontece ao redor do mundo, em razão da diversificação de mercado, a força comercial, e como a atuação em instrumentos de gestão. O 1º trimestre teve resultados positivos para a empresa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.