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06/Mai/2022

Lácteos: desafios para o Brasil no mercado externo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu um debate para analisar o mercado internacional de lácteos, bem como o cenário, as potencialidades e os desafios para o Brasil aumentar as exportações destes produtos. O Brasil é expoente nas cadeias de proteínas animais, sendo o primeiro exportador nas carnes bovina e de frango e o quarto na carne suína. Porém, hoje tem uma pecuária leiteira voltada quase que exclusivamente ao atendimento do mercado interno. O mercado internacional é uma excelente oportunidade para mostrar a qualidade do produto lácteo brasileiro e uma forma de as indústrias equilibrarem as contas em períodos de baixa no consumo interno.

Os principais entraves ao crescimento são a demora na habilitação de novas plantas, os custos elevados de produção e as altas taxas de impostos para importação, que dificultam a relação comercial e inviabilizam negócios. O setor precisa trabalhar de forma contínua, com fornecimento de longo prazo, para manter a marca em evidência e mostrar a qualidade dos produtos. Isso ajuda na fidelização dos clientes e favorece novos negócios. O Brasil precisa trabalhar para ampliar acordos sanitários e comerciais com outros países, para diminuir a burocracia e as alíquotas de importação. Outros pontos que precisam avançar são a competitividade de preço, a qualidade das matérias-primas, a produtividade de leite e os prazos de embarque, por exemplo.

As empresas devem focar em produtos genuinamente brasileiros, como requeijão e queijo coalho, e buscar parceiros de negócios na China, maior mercado do mundo e que ainda “não conhece queijo”. As vantagens são grandes, mas exige muita dedicação, investimentos, tempo e adaptação de produtos em relação a embalagens e ingredientes. O setor lácteo tem potencial para ampliar a sua competitividade dentro de 10 anos. Iniciativas como o projeto Agro.BR são relevantes, pois aproximam produtores e empresas brasileiras de compradores internacionais, por meio de apoio institucional, informações e direcionamento de mercado. Fonte: CNA. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.