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05/Mai/2022

Boi: preços da carne poderão estimular o consumo

Segundo a Marfig, os preços razoáveis no atacado da carne bovina devem estimular o consumo doméstico. A diferença dos preços entre o “boi-China” e a boiada destinada ao mercado interno chegam a 15% e 20%. Isso permite que se exporte de forma adequada para o mercado chinês e para os demais mercados. Como o mercado interno é atendido pelo ‘boi comum’, possibilita que as indústrias, não só as exportadoras, mas as indústrias brasileiras em geral, consigam trabalhar com um nível de ocupação melhor e maior. No ano passado, a situação dos preços era diferente, quando o preço no mercado interno estava balizado pelo preço das boiadas com destino a China. Isso fazia com que a carne brasileira não fosse competitiva para a venda no mercado interno.

Hoje, há claramente uma diferença entre esses preços (boi com destino ao mercado externo, especialmente, China e boi para o mercado interno). O nível de ocupação das indústrias é importante, assim como uma rentabilidade adequada. Não adianta ter taxa de ocupação alta e rentabilidade baixa. Em princípio, o ano de 2022 tem uma situação de equilíbrio entre demanda e oferta. O mercado parece mais ordenado em um driver mais específico para o que é exportação e o que é o mercado interno. Isso vai influenciar no nível de ocupação das indústrias, o que já pode ser visto com os dados do 1º trimestre de 2022, que deve perdurar ao longo dos próximos trimestres. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.