ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Abr/2022

Boi: aumento do poder de compra frente ao milho

Apesar do enfraquecimento nos valores médios mensais do boi gordo em abril, o poder de compra de pecuaristas terminadores do estado de São Paulo frente ao milho cresceu neste mês frente ao anterior e na comparação anual. Inclusive, o volume médio atual de milho possível de se adquirir com a venda do boi gordo está acima da média histórica. Esse cenário se deve à recente queda nos preços do cereal, que vêm sendo pressionados por expectativas de que a produção nacional da segunda safra fique acima das estimativas iniciais, podendo até mesmo atingir recorde.

Este contexto deve favorecer pecuaristas terminadores, que tendem a intensificar o uso de ração para a entressafra. Vale lembrar que o milho é um dos principais insumos da alimentação bovina, podendo representar até 80% da composição da ração. O preço médio do boi gordo em São Paulo está em R$ 335,15 por arroba, 2,77% inferior à média de março/2022 e 6,21% abaixo da média de abril/2021, em termos reais (as médias foram deflacionadas pelo IGP-DI). Quanto ao milho, na parcial de abril, o preço médio do cereal negociado na região de Campinas (Indicador ESALQ/BM&F) está em R$ 89,80 por saca de 60 Kg, fortes recuos de 10,05% frente ao mês anterior e de 18,2% em relação a abril/2021, em termos reais.

Diante disso, nesta parcial de abril, com a venda de 1 Kg de boi gordo em São Paulo, o pecuarista consegue adquirir quase 15 Kg de milho na região de Campinas, 8% mais que em março e quantidade 14,66% acima da de abril/2021, em termos reais. Na parcial deste ano, a melhora no poder de compra do pecuarista de São Paulo frente ao milho é de 6,25%. O atual poder de compra frente ao milho, inclusive, é o mais alto desde agosto de 2020, quando a venda de 1 Kg de boi gordo no estado de São Paulo possibilitava a compra de 16,74 Kg do cereal na região de Campinas.

A média histórica do poder de compra de pecuaristas terminadores do estado de São Paulo em relação ao milho (a série foi iniciada em agosto de 2004) é de 14,84 Kg. Ou seja, o volume do cereal possível de se adquirir em abril/2022 está 0,6% acima da média dos últimos 18 anos. Quanto ao farelo de soja, neste mês de abril, a venda de 1 Kg de boi gordo no mercado em São Paulo possibilita a compra de 8,38 Kg de farelo de soja na região de Campinas, 8,3% a mais que em março/2022, mas 0,81% a menos que em abril do ano passado.

A média histórica dessa relação de boi gordo por farelo (iniciada em agosto de 2004) é de 8,1 Kg, ou seja, o poder de compra atual está acima desse patamar. Quanto ao mercado externo, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de carne bovina in natura até a quarta semana de abril totalizaram 119,44 mil toneladas, com média diária de 8,53 mil toneladas. Caso esse ritmo seja mantido, o Brasil pode escoar 160 mil toneladas em abril, o que seria um recorde para o mês. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.