ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Abr/2022

Frango: Holanda toma medidas contra gripe aviária

A Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar e de Produtos de Consumo (NVWA) determinou o esvaziamento total de sete granjas avícolas localizadas em Barneveld, como medida preventiva após um novo surto de gripe aviária na área. Todas as sete granjas se encontram em uma zona de 1 Km ao redor das instalações infectadas e que se encontram no epicentro da produção holandesa de ovos. Com o abate preventivo, o governo quer evitar que o vírus se espalhe ainda mais na área mais densa de aves da Holanda. O vírus da gripe aviária (provavelmente altamente patogênico) foi diagnosticado em 15 de abril em uma granja de poedeiras em Barneveld com cerca de 34.000 galinhas.

No início da semana passada, depois de um período em que a disseminação do vírus parecia ter se acalmado, nova infecção foi detectada também em uma granja de patos em Lunteren, na fronteira com Barneveld. Para o Ministério da Agricultura, os novos surtos no centro produtivo do setor avícola representam um grande revés. A organização avícola Avined afirma que não há razão para suspeitar que haja uma ligação entre as infecções em Lunteren e Barneveld, dada a distância relativa entre as empresas e o fato de operarem em setores avícolas completamente diferentes.

Existem muitas outras granjas ao redor da granja infectada em Barneveld, além das sete localizadas em um raio de 1 Km. Considerado um raio de 3 Km, outras 19 granjas avícolas estão instaladas na mesma região. Estas vêm sendo rigorosamente monitoradas pela NVWA para a gripe aviária. Estão presentes outras 229 granjas em um raio de 10 Km. Uma proibição de movimentação de aves e de seus produtos, principalmente de ovos, inclusive os de reprodução, foi aplicada imediatamente, como de costume para esta zona. No total, desde o outono passado, já foram registrados 34 surtos de gripe aviária em granjas comerciais holandesas. Fonte: Poultry World. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.