ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Abr/2022

Frango: Brasil capta espaços deixado pela Ucrânia

Pelas novas projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgadas no dia 8 de abril, a situação de guerra no Leste Europeu deve afetar pouco as exportações mundiais de carne de frango. Assim, se nas primeiras estimativas do ano (janeiro de 2022) elas foram estimadas em 13,429 milhões de toneladas, agora estão reduzidas para 13,352 milhões de toneladas, o que representa leve queda de 0,5% sobre a projeção inicial.

Neste caso, prevalecerá relativa estabilidade em relação aos resultados de 2021 (13,326 milhões de toneladas). Mesmo assim haverá ganhadores já que, diretamente afetada pela guerra, a Ucrânia deve deixar de atender, parcial ou integralmente, o mercado externo. Para o USDA, o principal beneficiário será o Brasil. Na previsão de janeiro/2022, o USDA estimava que as exportações brasileiras de carne de frango de 2022 deveriam atingir 4,325 milhões de toneladas, aumentando 2,4% em relação aos 4,225 milhões de toneladas apontadas para 2021.

Pelas estimativas de abril, o total previsto sobe para 4,6 milhões de toneladas, 8% a mais que o registrado no ano passado. Com tal desempenho, a participação brasileira no total comercializado mundialmente aumentará 7%, passando de 32,2% para 34,5%. Importante salientar que, mesmo sofrendo os efeitos negativos da invasão russa, a Ucrânia retomou suas exportações de carne de frango. Ou seja: a fatia destinada pelo USDA a outros exportadores pode ser menor que a apontada. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.