ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Abr/2022

Ovos: redução da oferta visa elevar preço de venda

Com a pressão dos custos, acentuada com a guerra na Ucrânia, os produtores de ovos estão reduzindo suas ofertas em uma tentativa de elevar os preços de venda e diminuir os prejuízos. No atacado, o preço da caixa de ovos comercializada em Bastos (SP), cidade que é a maior produtora de ovos do País, aumentou 36%. O setor tem registrado perdas.

Segundo o Sindicato Rural de Bastos, com o aumento no preço das commodities desde 2020, o custo de produção alcançou R$ 200,00 por caixa de 30 dúzias enquanto o preço de venda ronda os R$ 140,00 por caixa de 30 dúzias. Houve alta de 40% no preço de venda apenas neste ano, mas, ainda assim, não foi suficiente para cobrir os custos. Diante do prejuízo, os produtores passaram a mandar as galinhas para o frigorífico e, assim, o número de aves destinadas à produção de ovos caiu de 12 milhões em 2020 para 8 milhões atualmente.

O equilíbrio entre custo e preço de venda só deve ser atingido quando houver redução ainda maior no número de aves. Isso deve levar cerca de um ano para ocorrer, dado que, ao contrário do ciclo da carne de frango, o do ovo é longo. São ao menos seis meses para a galinha botar os primeiros ovos e, a partir daí, mais 70 semanas produzindo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.