ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Abr/2022

China suspende importações de 3 plantas do Brasil

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) anunciou a suspensão de importações de três empresas brasileiras por uma semana: os frigoríficos de carne bovina da JBS em Mozarlândia (GO) e da Marfrig em Tangará da Serra (MT) e a unidade de importações de carne de frango da Zanchetta Alimentos em Boituva (SP). Além do Brasil, a suspensão das compras inclui, ainda, duas empresas uruguaias (com números de registro 85 e 379).

A interrupção dos negócios entra em vigor às 00h do dia 8 de abril e serão retomados automaticamente após o término do período. É a terceira vez que a unidade da JBS em Mozarlândia entra em suspensão pela China este ano. As duas outras notificações de interrupção foram feitas em março. Em uma delas, o GACC cancelou as importações sem registrar previsão de retorno. A China vem realizando essas suspensões de compras de frigoríficos de vários países desde 2020.

A justificativa seria o maior controle sanitário, em razão da pandemia da Covid-19. O GACC não explicou o motivo para a suspensão temporária no caso deste anúncio. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que vai apoiar a Zanchetta Alimentos na reversão da suspensão de importações de carne de frango da sua unidade de Boituva (SP) pela China. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.