ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Abr/2022

Boi: SpaceVis lança ferramenta de rastreabilidade

Com a proposta de garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva de carne bovina no Brasil e, assim, reduzir o risco de aquisição, pelos frigoríficos, de bovinos provenientes de fazendas com irregularidades socioambientais, a SpaceVis, startup brasileira, lançará nesta quarta-feira (06/04) sua ferramenta tecnológica CattleVis. O objetivo do dispositivo é utilizar blockchain (tecnologia que registra informações de forma descentralizada) para garantir a origem do gado e, a partir daí, permitir a emissão de títulos e tokens que poderão ser usados como garantias em negociações futuras. A companhia criou um dispositivo móvel inteligente (em formato de brinco), que está conectado a uma rede de internet, e poderá ser utilizado em boiadas que têm seu desenvolvimento a pasto.

A ferramenta oferece um monitoramento socioambiental com segurança de dados e confiabilidade, que rastreia o rebanho bovino por meio de GPS na plataforma de blockchain Corda. Para que o pecuarista tenha acesso às informações que o dispositivo vai fornecer, a SpaceVis desenvolveu quatro produtos tecnológicos: TagVis, ConnectVis, Software CattleVis e a TraceVis. Eles oferecem, respectivamente, IoT (internet das coisas), conectividade, gestão e rastreabilidade na plataforma, chamada CattleVis. A empresa busca transparência na localização das boiadas e aposta na futura tokenização, que é um processo de registro de um item físico na blockchain, para emissão de títulos no mercado financeiro.

O foco da empresa é garantir a origem e a rastreabilidade do gado. Os produtores vão emitir títulos e, com eles, obter crédito com mais segurança. O brinco-GPS envia o dado, de latitude e longitude do bovino, para uma rede de conectividade que está instalada na propriedade do pecuarista. A garantia da origem do gado diminui o risco de quem vai oferecer crédito para o produtor e por isso há uma vantagem para o produtor na utilização da tecnologia. A empresa não vai vender brinco e sim um modelo de negócio por assinatura, onde o pecuarista paga um valor por mês e por bovino rastreado, em um período de contrato de, no mínimo, 12 meses.

A SpaceVis produziu e comercializou, até agora, cerca de 50 mil dispositivos (brinco GPS) que devem entrar em operação a partir de agosto de 2022. A expectativa é de que até dezembro de 2023 seja comercializado 1 milhão de dispositivos. Quanto à receita, a projeção é de R$ 50 milhões até o fim do próximo ano. O investimento inicial da SpaceVis foi feito pelas empresas Constanta Industrial, Constanta e pelo Instituto Constanta de Inovação (ICI) e 7Comm, Canavese afirma que houve também a entrada de mais de R$ 2 milhões de capital investidor ao longo do desenvolvimento da plataforma. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.