ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2022

Frango: perspectivas positivas para mercado global

Segundo o Rabobank, as perspectivas para os mercados globais de avicultura permanecem otimistas em 2022, apesar da guerra na Ucrânia. Na maioria das regiões, a oferta é relativamente apertada e os preços são fortes. A guerra levou a um aumento de 20% a 40% nos preços globais dos grãos, e a indústria avícola está sendo desafiada a repassar todos esses custos mais altos aos consumidores. Esse repasse será possível em mercados desenvolvidos com alto poder aquisitivo, onde a oferta é relativamente apertada, como Europa, Estados Unidos e Japão.

Por outro lado, há preocupações crescentes nos países em desenvolvimento, como é o caso de algumas nações da África, onde as despesas com alimentos podem representar um terço da renda familiar e onde o efeito do custo pode ser maior por causa da dependência de importações. Esses custos em forte aumento, juntamente com o menor poder de compra devido ao crescimento mais fraco e à inflação de custos, podem desafiar o consumo local de alimentos e aves, em particular, e potencialmente levar a situações de crise regional.

Ao longo de 2022, espera-se que o comércio global permaneça forte à medida que governos implementam gradualmente estratégias de “viver com a Covid-19”, elevando a demanda por serviços de alimentação. Brasil, China e Turquia estão bem-posicionados para se beneficiar dessa situação e assumir parte das exportações para a União Europeia, já que a Ucrânia segue afetada pela guerra. A Rússia está sendo punida por sanções, mas poderá se beneficiar seletivamente de sua posição muito competitiva. Contudo, o comércio global será desafiado pela inflação contínua dos custos de transporte, bem como pelas interrupções na logística.

As indústrias avícolas precisam de foco nas operações para compensar custos mais altos e desafios de fornecimento. A aquisição ideal, eficiência do produto e formulação de ração serão vitais. A gripe aviária continuará sendo um desafio importante, mas a pressão deve diminuir com a chegada do verão do Hemisfério Norte. Em contrapartida, do ponto de vista global, casos de gripe aviária, em regiões como a Europa, interromperão o comércio de ovos incubados, o que pode afetar a oferta nos países importadores, como ocorreu em 2020 e 2021. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.