ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Abr/2022

BRF conquista a certificação em bem-estar animal

A BRF expandiu o número de produtores e fábricas de rações com a certificação Global G.A.P. Além da fábrica de rações e de 69 produtores já certificados na região de Marau, no Rio Grande do Sul. A companhia comemora o ingresso de novos criadores de Santa Catarina e de mais uma fábrica de rações a contar com a certificação de boas práticas agropecuárias em toda a cadeia produtiva. Com o incremento de 10% no número de avicultores seguindo as normas da Global G.A.P. a BRF conta agora quase 80 produtores operando com este manejo diferenciado. Atuar com a certificação Global G.A.P. exige um cuidadoso processo de rastreabilidade de todas as etapas de produção.

As granjas operam com análise físico-química da água utilizada, por exemplo, e nos aviários o manejo atento ao bem-estar das aves é ainda maior e checado por auditorias sem agendamento prévio. O selo exige um manejo bastante cuidadoso. No caso da ração, o alimento é produzido utilizando matéria-prima vegetal com adição de vitaminas e minerais e, por isso, é necessário certificar a fábrica que fornece o alimento também. O número de aves alojadas na instalação é menor do que na produção convencional, com foco em maior conforto. As aves são alojadas em espaços com controles de água, ração e temperatura e monitoramento da qualidade do ar. Matrizes e ovos também têm registros especiais e cuidados específicos.

Isto envolve biosseguridade, questões ambientais, bem-estar animal, direito do trabalhador e rastreabilidade completa da cadeia de produção, entre outras ações. Ter a certificação abre portas para mercados de exportação mais exigentes e melhor remuneradores. Os ovos para produção Global G.A.P. são marcados um a um e transportados em carrinhos diferenciados ao incubatório. Os pintinhos também são cuidados por produtores que passam por treinamento especial e acompanhados por extensionistas específicos. É preciso cuidado para não estressar as aves. Assim, elas expressam o máximo o seu potencial produtivo e com mais qualidade de vida. Produtores de Santa Catarina receberam Certificação Global G.A.P, já́ operada por produtores de Marau (RS). Fonte: BRF. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.