ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Abr/2022

Nutrição Animal: Trouw Nutrition busca liderança

A Trouw Nutrition, divisão de nutrição animal da holandesa Nutreco, pretende se consolidar na liderança, ou pelo menos na vice-liderança, do mercado brasileiro de nutrição animal para bovinos, num prazo curto, de quatro anos. Segundo o diretor executivo e presidente do Conselho de Administração da Nutreco, Fulco Van Lede, "o setor pecuário no Brasil é um mercado grande, atrativo e em constante crescimento. No curto prazo, gostaríamos de ter uma posição ainda mais forte do que temos agora. No Norte do País somos fortes, e queremos expandir mais no Pará. No Centro-Oeste, pretendemos avançar também em Goiás", revela. O Brasil é estratégico para a Trouw, uma vez que conta com o maior rebanho bovino do mundo.

Atualmente na terceira posição do segmento de nutrição animal no Brasil, a Nutreco pretende crescer a partir de investimentos, expansão orgânica e aquisições. Em 2020, ano de seu mais recente balanço anual, a companhia como um todo teve receita de 6,4 bilhões de euros. A Nutreco iniciou suas atividades no Brasil em 2002, ao adquirir duas empresas de origem holandesa com operações na região: a Selko e a Sloten, em 2005. Atualmente, a companhia tem fábricas em Mirassol (SP), Arujá (SP), onde há também um centro de distribuição, e Cuiabá (MT). A sede brasileira da empresa fica em Campinas (SP). A sua aquisição mais recente foi a Bigsal, localizada em Ji-Paraná (RO), em julho de 2021.

Com a compra, a companhia pretende ter uma atuação maior no Norte. Atualmente a zona de influência da Nutreco está no Centro-Sul do Brasil. A Bigsal já é líder no mercado de nutrição animal no Norte, com um portfólio que vai de suplementos minerais a rações completas focadas em bovinos de corte e de leite, de acordo com a Nutreco. O investimento é fundamental para expandir e fortalecer os negócios na região, avalia Van Lede. A expansão da empresa não deve parar por aí. "No próximo ano pretendemos achar mais companhias parceiras para essa ampliação. O Brasil está em constante crescimento, o que é bom para fazer negócios", aponta o executivo.

Quanto aos desafios do setor pecuário para atender a boas práticas sustentáveis, Van Lede observa que, no cenário global, cada vez mais empresários e consumidores exigem ações que levam a sustentabilidade a todos os níveis, desde o que se produz ao que se vende na indústria alimentícia. Para ele, o Brasil está se movendo para ter um compromisso com a agenda ESG (agenda ambiental, social e de governança). "O País está trabalhando para alcançar esse reconhecimento. É de extrema importância para a economia brasileira chegar a esse nível", diz. A Nutreco é composta também pela Skretting, de rações para a aquicultura, e integra o portfólio da holandesa SHV, holding que atua em segmentos como energia, financeiro e engenharia. Fonte: Broadcast Agro.