ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mar/2022

Canadá abre mercado para bovina/suína do Brasil

O Canadá autorizou o início da importação de carne bovina e suína in natura do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14/03) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está em viagem ao Canadá. Com isso, o Brasil ultrapassou a marca de 200 novos mercados externos para produtos agropecuários abertos desde o início de 2019.

A ministra Tereza Cristina comemorou a conquista, pois é uma notícia muito boa para os frigoríficos brasileiros que podem empregar e trazer renda para o País. Levando em conta o market share do Brasil para esses dois produtos, é possível estimar exportações da ordem de US$ 150 milhões por ano. Tendo presente que o Canadá não tem imposto de importação para suínos, esse é um mercado que pode ir além do market share brasileiro. No caso de carne bovina, existe uma alíquota de cerca de 26,5% de importação, mas o Brasil pode ter acesso àquele mercado via uma quota da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 76,4 mil toneladas, com tarifa de 0%. Tereza Cristina se reuniu nesta segunda-feira (14/030 com o vice-ministro da Agricultura do Canada.

No encontro, foram tratados temas como sustentabilidade e cooperação entre os dois países na área de pesquisa e tecnologia. Tereza Cristina destacou que Brasil e Canadá são líderes comprometidos com uma agricultura segura, baseada na ciência e sustentável e lembrou a atuação do Brasil durante a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU e a COP-26. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.