ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Mar/2022

Frango: preços disparam no Brasil devido à guerra

Os preços do frango estão subindo no Brasil, o maior exportador mundial. Isso se deve à guerra na Ucrânia. A Ucrânia é o sexto maior exportador de frango e, à medida que a invasão russa interrompe os embarques, os compradores de carne estão se voltando para o Brasil como alternativa. Como resultado, os preços de alguns cortes subiram pelo menos 10% desde a semana passada, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Trata-se de um novo nível de preços.

O frango é apenas o exemplo mais recente de como a invasão da Ucrânia pela Rússia está abalando os fluxos comerciais de agricultura, metais e energia. Os dois países são os principais exportadores de uma ampla gama de commodities, de trigo a níquel e petróleo, e grande parte do comércio do Mar Negro foi interrompido. Os preços mais caros do frango brasileiro sem dúvida contribuirão para a inflação galopante que já está nos supermercados. A Ucrânia rivaliza com o Brasil na venda de carne de peito de frango para a União Europeia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A Ucrânia exportou 450.000 toneladas da carne no ano passado, com cerca de metade embarcada para esses destinos. O Brasil é o fornecedor óbvio para substituir a Ucrânia nesses mercados. O aumento nos preços da demanda adicional ajudará os exportadores brasileiros de frango a compensar alguns custos extras da disparada dos preços das rações. Esses ainda serão repassados aos consumidores. Fonte: Bloomberg. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.