ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Boi: oferta global restrita segue sustentando preço

Segundo o Itaú BBA, os mercados globais de carne bovina permanecem apertados, em uma conjuntura de demanda contínua e oferta limitada, sustentando os preços da proteína em patamares elevados. No entanto, as pressões de custo estão fluindo para a cadeia de suprimentos. Não está claro como o conflito na Ucrânia pode afetar os mercados globais de proteína animal, já que a Rússia tem um papel menos proeminente no setor, mas a possibilidade de impactos indiretos não está descartada. Rússia e Ucrânia contribuem com 29% das exportações globais de trigo, portanto, qualquer embargo comercial poderia pressionar os preços dos alimentos.

O complexo de rações animais também está sob pressão das condições climáticas desfavoráveis na América do Sul, com potenciais efeitos na produção e nos preços de milho e soja. Do lado do consumo, fatores macroeconômicos estão influenciando a confiança do consumidor. Isso ocorre antes que a maioria dos consumidores esteja exposta aos custos totais da produção de carne bovina. Muitos bancos centrais estão elevando suas taxas de juros. Os preços do gado nos principais países produtores de carne bovina continuam fortes, com a maioria nos níveis mais altos dos últimos cinco anos. Em janeiro, os preços do gado no Uruguai e no Brasil subiram entre 1% e 3% na comparação mensal, enquanto outros países viram os preços se contraírem entre 1% e 4% na mesma base comparável.

A trajetória do dólar fez com que os preços da proteína subissem, no Uruguai e no Brasil, 3% e 7%, respectivamente, enquanto em outros países a moeda se contraiu entre 1% e 7%. Quanto à oferta, a projeção é de que a produção de carne bovina nos países produtores aumente 1% no primeiro trimestre de 2022, antes de permanecer constante no segundo trimestre. A Austrália está se recuperando da seca, mostrando o maior ganho de produção no primeiro trimestre. Também é esperado que os Estados Unidos, entrando em um modo de contração, permaneçam estáveis, enquanto os volumes na China e na Europa devem contrair levemente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.