ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Suíno: guerra poderá limitar exportações à Rússia

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), nos últimos anos, as exportações brasileiras de carne suína para a Rússia e a Ucrânia foram pouco relevantes em termos de volume. No entanto, a cota estabelecida pela Rússia, de 100 mil toneladas para este primeiro semestre, representará um volume significativo para o Brasil.

O volume seria cerca de 10% do que foi exportado em todo o ano passado. Entretanto, limitações de logística em virtude do conflito na região, além do bloqueio do sistema da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift), acompanhado dos demais transtornos econômicos internos, devem dificultar a realização de possíveis embarques da proteína daqui para a Rússia.

O tamanho do impacto dependerá do tempo que durar o conflito e as sanções estabelecidas, visto que, antes da invasão, o Brasil já havia solicitado uma prorrogação no prazo de cumprimento da referida cota. Em relação aos grãos, a suinocultura brasileira já passa por uma crise, por causa dos custos de produção e dos preços pagos aos produtores. A ABCS reitera que está buscando, junto ao governo federal, medidas emergenciais para auxiliar os produtores de suínos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.