ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Fev/2022

Cooperação técnica para pecuária de baixo carbono

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinam nesta quarta-feira (23/02), acordo de cooperação técnica para realização de estudo visando criar mecanismos de incentivo à redução de emissões de carbono na produção de carne e leite no Brasil. O estudo vai auxiliar o Brasil no cumprimento do chamado Acordo do Metano, assinado na COP-26, em Glasgow, Escócia, no ano passado, e que estabeleceu o compromisso de cortar em 30% as emissões de gás até 2030.

Segundo o setor de biogás/biometano, essa é uma iniciativa do governo que precede um decreto, esperado para março, que vai estimular o uso de biometano na frota da agropecuária, em substituição ao diesel. De acordo com o BNDES, o estudo vai elaborar uma calculadora de análise de ciclo de vida, método que avalia toda a cadeia, desde os insumos utilizados na produção até a chegada ao consumidor final. Ele vai auxiliar na mensuração e na certificação das emissões de carbono para os diversos modelos de produção da pecuária bovina.

A partir desse sistema, serão propostos mecanismos que estimulem estratégias e modelos de negócios voltados para investimentos em tecnologias de baixo carbono. A expectativa é que até abril seja publicado edital de seleção pública para as empresas de consultoria e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver o estudo. O Brasil já possui técnicas de produção pecuária que permitem neutralizar e até sequestrar carbono (quando uma atividade retira mais carbono da atmosfera do que emite), como é o caso da intensificação de pastagens combinada com a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A agropecuária brasileira tem há anos buscado mitigar os gases efeito estufa (GEE) e garantir a segurança alimentar. O estudo da parceria deverá propor um sistema de incentivos que acelerem a adoção de tecnologias pelos produtores rurais. Com essa parceria entre o BNDES e o Mapa, pretende-se estimular o crescimento de forma sustentável da produção de carne e leite bovinos e seu processamento industrial, ajudando o País a cumprir suas metas de descarbonização. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.