ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Fev/2022

Frango: gripe aviária em granja comercial nos EUA

Um lote de cerca de 240.000 frangos de propriedade da Tyson Foods em Kentucky (EUA) testou positivo para uma forma altamente letal de gripe aviária, ampliando um surto que ameaça a indústria avícola norte-americana. A detecção de novos casos na avicultura de corte provocou mais restrições às exportações dos Estados Unidos, com a China bloqueando produtos de aves de Kentucky. Na semana passada, compradores como China e Coréia do Sul limitaram as compras de aves do estado de Indiana devido a um surto em uma granja comercial de perus. Os frangos de corte no condado de Fulton, Kentucky, localizado perto da fronteira com o Tennessee, foram infectados com a mesma cepa H5N1 de gripe aviária altamente patogênica que os perus em Indiana.

É o primeiro surto de gripe aviária altamente letal no Kentucky, que matou mais de 50 milhões de galinhas e perus nos Estados Unidos em 2015. As aves do lote infectado estão sendo sanitariamente sacrificadas e não entrarão no sistema alimentar. A Tyson Foods está trabalhando com autoridades governamentais para evitar que a doença se espalhe e está aumentando as medidas de segurança em outras granjas locais. Não se espera que o surto diminua os níveis gerais de produção de frango porque milhares de fazendas criam frangos para Tyson. A doença também foi detectada em um lote de aves no condado de Fauquier, Virgínia, já abatido, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Os casos não representam uma preocupação imediata de saúde pública, disse a agência.

Os Estados Unidos são o maior produtor mundial e o segundo maior exportador de carne de aves. Kentucky é o sétimo maior estado produtor de carne de frango. Quase 18% da produção avícola dos Estados Unidos é exportada, e a indústria é uma grande usuária de grãos para alimentação animal. A doença está afetando o abastecimento do mercado, pois os suprimentos de aves estão em baixa devido à forte demanda e escassez de mão de obra nos abatedouros durante a pandemia de Covid-19. Dados do governo mostraram que os estoques de frango congelado dos Estados Unidos caíram 14% em relação ao ano passado no final de dezembro, enquanto os estoques de peru caíram 23%. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.