ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Fev/2022

Frango: França relata novos casos de gripe aviária

O Ministério da Agricultura da França confirmou, até o dia 15 de fevereiro, mais quatro casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que tem sido responsável por surtos da doença no país. Até o momento, são 356 casos em plantéis comerciais de aves, 33 casos em aves selvagens e outros 15 casos em galinhas. A pasta não informou em que região essas aves foram identificadas.

O órgão orienta que, em caso de notificação, o produtor faça o abate preventivo das aves em locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância. O consumo de carne, fígado e ovos, assim como qualquer produto alimentar feito de aves, não apresenta risco para os humanos. Desde o início de agosto até o momento, 29 países da Europa já notificaram casos da cepa.

O continente europeu registra quase 400 casos em plantéis e 700 em aves selvagens. O primeiro caso na França foi detectado em 26 de novembro de 2021. A Holanda abaterá cerca de 77.000 galinhas em uma granja onde foi detectado um caso de gripe aviária altamente contagiosa. Cerca de 20 casos da forma altamente letal da gripe aviária foram relatados na Holanda este ano. Fonte: Broadcast Agro e Notícias Agrícolas. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.