ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Fev/2022

Frango: gripe aviária segue se alastrando na França

O Ministério da Agricultura da França confirmou, até o dia 3 de fevereiro, mais 56 casos de uma cepa altamente patogênica (HPAI) responsável por surtos de gripe aviária pelo país. Até o momento são 345 casos em plantéis comerciais, 28 notificações em aves selvagens e outros 11 casos em galinhas. A pasta não informou em que região essas aves foram identificadas.

Desde o início de agosto passado até o momento, 29 países da Europa já notificaram casos da cepa. O continente europeu registra quase 400 casos em plantéis e 700 em aves selvagens. Para tentar conter o avanço da cepa, o órgão francês proíbe a circulação de aves em zonas definidas como proteção e vigilância em torno dos focos de contaminação, orienta que seja feita desinfecção do local e aconselha o abate preventivo de aves dentro de um perímetro definido por decreto da prefeitura.

Entre 2020 e 2021, casos de HPAI foram responsáveis por mais de 490 notificações em plantéis comerciais da França e geraram o abate de cerca de 3,5 milhões de aves (principalmente patos) no sudoeste do país. O consumo de carne, fígado e ovos, assim como qualquer produto alimentar feito de aves, não apresenta risco para os humanos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.